Lição 8 - Quem são os meus irmãos?

O seu progresso nesta Lição:

A história de Jesus

Quem são os meus irmãos?

MATEUS 12, ARC

v. 46 E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe.

v. 47 E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.

v.48 Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?

v. 49 E, estendendo a mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;

v.50 porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e mãe.

A história à lupa

Mateus 12:46-50 Honra teu pai e tua mãe.

O respeito pelos pais sempre foi algo importante na Bíblia Provérbios 6:20-22. Tal responsabilidade e privilégio fazem parte da Lei de Deus, sendo este o primeiro mandamento com uma promessa associada Êxodo 20:12; Efésios 6:2. Infelizmente, o desprezo por esta ordem seria um dos maus sinais do fimm do tempo 2 Timóteo 3:1-2. Jesus ensinou a importância da responsabilidade de honrar pai e mãe Marcos 7:10-13. Jesus demonstrava o amor que O ligava à Sua mãe e disso temos o mais sublime testemunho na cruz do Calvário João 19:26-27.

A história à lupa

Mateus 12:46-50 Favorecimento familiar.

As palavras de Jesus, afirmando que a Sua mãe e os Seus irmãos são os que fazem a vontade de Deus Mateus 12:48-50, não foram de desrespeito ou de ingratidão para com a Sua família. Significam, na sua essência, que, no Reino de Deus, ninguém tem acesso privilegiado às bênçãos da Sua presença. A aceção de pessoas é contrária à Sua vontade Tiago 2:9. Assim, o sexo, a raça, a língua, a religião, a condição sócio-económica, a instrução, a origem, as convicções políticas e ideológicas, ou mesmo as ligações de sangue, não podem prejudicar ou favorecer nenhum lho de Deus 1 Samuel 16:7. Por mais valiosos que sejam os laços terrestres, nada é mais forte aos olhos do Salvador do que os laços que nos ligam a Deus pela obediência à Sua perfeita vontade. São esses laços a Deus que podem conceder-nos a graça de vivermos pela eternidade com todos os que amamos.

Justiça e Pecado

Ninguém será salvo pela justiça de outro homem ou se perderá pela culpa do pecado que não cometeu Ezequiel 18:20. Cada um dará contas de si mesmo a Deus e receberá a recompensa de acordo com as suas obras Romanos 14:12; Mateus 16:27.

A história à lupa

Mateus 12:50 Família de Jesus

Todos nascemos como criaturas de Deus Marcos 16:15 e tornamo-nos lhos de quem obedecemos. Se aceitarmos Deus como Senhor e nos submetermos à Sua soberania, somos adotados como lhos de Deus. É para isso que somos chamados João 1:12; Gálatas 3:26; Efésios 1:5.

Mais do que uma história

A honra de pertencer à Família de Deus é estendida a todos sem distinção. No acesso ao Reino de Deus, não há lugar para cunhas, jeitos, amigos ou familiares melhor posicionados. Não há grupos privilegiados. A todos, em igualdade de circunstâncias, é estendido o convite e a graça Tito 2:11. Importa, contudo, compreender que esta verdade absoluta e inequívoca não significa que a porta da salvação esteja indiscriminadamente aberta e que Deus vai salvar o mundo inteiro, sejam quais forem as circunstâncias. Não é esse o ensino da Bíblia! O amor de Deus é oferecido e está disponível a todos João 3:16, mas “nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus” Mateus 7:21. Porquê? Porque importa a quem obedecemos! Importam as escolhas que fazemos! A graça divina não elimina a Lei, dando ao Homem licença para pecar Romanos 6:4-8. Aos mesmos a quem é oferecida a graça é ainda pedido que neguem os caminhos do pecado João 8:11; Romanos 6:15. Se, em vez de obedecermos a Deus, obedecermos a Satanás, que esperança nos resta? Jesus dizia solenemente que ser Seu irmão é fazer a vontade do Seu Pai, porque d'Ele mesmo afirmava: “...não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou” João 5:30.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos, através de uma série de perguntas. Leia os textos bíblicos propostos para encontrar as respostas.

Mais do que uma história

Que manifestação de amor pede Jesus aos Seus discípulos?

Leia João 15:10 e escolha a afirmação verdadeira de acordo com o texto bíblico.

Mais do que uma história

Mas amar Deus e o próximo não é suficiente para evitar que seja necessário obedecer à Lei de Deus?

Leia Mateus 22:36-40 e preencha os espaços.

“Mestre, qual é o mandamento da lei? E Jesus disse-lhe: o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem a e os profetas.”

Mais do que uma história

Tal como a graça em Cristo Jesus, a Lei tem o seu lugar na vida do Cristão?

Leia 1 Timóteo 1:8 e preencha os espaços.

“Sabemos, porém, que a lei é , se alguém dela usa .”

Mais do que uma história

Guardar os mandamentos de Deus não é desprezar a salvação pela graça, por meio da fé em Cristo Jesus?

Leia Romanos 3:31 e preencha os espaços.

“Anulamos, pois, a lei pela ? De maneira nenhuma! Antes, a lei.”

Mais do que uma história

Será que a Lei foi guardada por Cristo em nosso lugar, e, por isso, não precisamos mais de guardar a Lei?

Leia Gálatas 3:13 e preencha os espaços.

“Cristo nos resgatou da maldição da , fazendo-se por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.”

Mais do que uma história

Todos os Dez Mandamentos refletem a vontade de Deus ou algum deles é menos importante ou foi abolido para os Cristãos?

Leia Tiago 2:10-11 e preencha os espaços.

“Porque qualquer que guardar toda a lei e em um só ponto tornou-se culpado de . Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois, não cometeres adultério, mas matares, estás feito da lei.”

A história na minha vida

Reconhecendo a bênção da obediência a Deus, qual deve ser o nosso maior objetivo ao procurar fazê-lo?

Leia Romanos 10:4; 1 Timóteo 1:5 e preencha os espaços.

“Porque o da lei é para justiça de todo aquele que crê.”
“Ora, o fim do mandamento é o de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma não fingida.”

A história na minha vida

Entre guardar os mandamentos e estar na fé de Jesus temos de optar por um deles?

Leia Apocalipse 14:12 e escolha a afirmação verdadeira de acordo com o texto bíblico.

A história na minha vida

Que implicações eternas estão em jogo quando se trata de fazer a vontade de Deus?

Leia Eclesiastes 12:13-14 e preencha os espaços.

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.”

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

Porque não perdoou Deus simplesmente o pecador, evitando a morte de Jesus? Se a Lei exigia a morte, porque não a aboliu?

Avançar