Lição 3 - A Oração

O seu progresso nesta Lição:

Comunicamos com Deus através da oração. Deus está pronto a conceder‑nos o que necessitamos. Temos o privilégio de livre acesso a Ele para pedir as Suas bênçãos. A Escritura diz: “Acheguemo‑nos, portanto, confiadamente junto ao trono da graça a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4:16.

Que privilégio! Temos a oportunidade de comunicar com Deus em qualquer lugar, a qualquer hora, sejam quais forem os nossos problemas ou alegrias! Descubra mais sobre a oração nesta lição.

A respiração da Alma

Quando procuramos valores espirituais, ficamos a conhecer melhor o Salvador Jesus Cristo, a nossa única esperança. Ele é o amigo certo nas horas incertas e está sempre connosco. É um privilégio podermos falar com o Pai que está no Céu e saber que Ele nos ouve! Fazemos isso por meio da oração.

A oração é a respiração da alma e necessitamos dela continuamente. Os que oram a Deus diariamente recebem dEle direção e forças. As suas necessidades são supridas. Desde que subiu ao Céu, Jesus exerce a função de Sumo Sacerdote. Ele é o nosso Mediador, o nosso amigo que intercede por nós junto a Deus, inclusive apresentando ao Pai as nossas petições. O Salvador Jesus Cristo é o nosso socorro bem presente na angústia. Se O buscarmos em oração, Ele está connosco em todas as situações difíceis.

A família que ergue diariamente a Deus as suas súplicas, é uma família feliz, porque se coloca debaixo da direção do Céu. A perseverança na oração é uma condição para ela ser atendida. Devemos orar para crescer na fé e na experiência Cristã. A oração é a união ininterrupta da alma com Deus, de maneira que a vida de Deus flui para a nossa vida.

Na Bíblia encontramos frequentemente Jesus a orar. A Sua vida de oração era te tal maneira evidente aos que conviviam com Ele que os próprios discípulos ficaram impressionados. Vamos agora aprender diretamente com o Mestre da oração.

Pesquise na Bíblia e descubra o que ela nos ensina sobre a oração

O que é que os discípulos pediram a Jesus? Lucas 11:1

Escolha a opção correta de acordo com o texto

Em nome de quem ensinou Jesus que devemos orar? João 14:14

Podemos orar em nome de quem desejarmos. Qualquer nome de mestre ou entidade espiritual serve. E se não nos lembrarmos de ninguém até podemos terminar a oração em nosso nome.

Verifique se a seguinte declaração está de acordo com o texto bíblico

Devemos orar pedindo que seja feita a vontade de quem? Mateus 6:10

Escolha a opção correta de acordo com o texto

Quando é que Deus nos ouve? Jeremias 29:12-13

Escolha a opção correta de acordo com o texto

Ao orar, como devemos pedir? Tiago 1:6-7

Complete o versículo Bíblico

Peça-a, porém, ; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.

Quando é que uma oração é abominável? Provérbios 28:9

Complete o versículo Bíblico

“O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração .”

Que tipo de problemas devemos levar a Deus quando oramos? Filipenses 4:6

Escolha a resposta correta, com o texto Bíblico à palavra Bíblia

Com que frequência devemos orar? 1 Tessalonicenses 5:17

Poucas vezes. Deus tem muito que fazer. Talvez, devamos ficar só por orar às refeições. Se for essa a opção devemos evitar faze-lo também ao levantar e ao deitar. Ou uma ou outra, mas não as duas. Afinal, Deus já sabe o que vai no nosso coração, por isso não é necessário que o aborreçamos com coisas vãs. E nunca em caso algum, fazer orações longas do tipo de abrirmos o coração a Deus como a um amigo. Isso é abominação ao Senhor.

A declaração que se segue está acordo com o texto bíblico?

Pense nisto

O Salvador está desejoso de nos conceder as Suas bênçãos mais do que nós estamos dispostos a pedir. Creiamos em Jesus como nosso Salvador, lancemos sobre Ele em oração, tudo o que nos preocupa. Ele suprirá as nossas necessidades e acharemos descanso no Seu amor. Para recebermos a bênção é necessário que a nossa mente esteja firmada em Deus. “De facto, sem fé é impossível agradar a Deus. Porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna Galardoador dos que O buscam.” Hebreus 11:6.

A Bíblia não é um livro teórico, mas um livro que nos convida a refletir, a agir e a tomar decisões que podem transformar a nossa vida.

A minha Decisão

Tomo hoje a decisão de enriquecer a minha vida de oração a fim de que se torne uma experiência compensadora. Com o auxílio de Deus, passarei cada dia algum tempo em oração.

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

O que é a oração? Como orar? Que diferença faz orar ou não orar? Descubra as respostas às suas perguntas com base na Bíblia. Conheça, nesta lição, a oração.

Avançar