Algumas dicas para uma disciplina eficaz:
Amor, base de toda a disciplina
Levar a criança a sentir-se amada é a parte mais importante da disciplina. Manifeste-lhe o seu amor, respeito e atenção. Interesse-se pelo que faz, porque o faz, e não apenas porque isso o incomoda a si. Um mau comportamento pode indicar fadiga, frustração, medo, sentimento de abandono, necessidade de atenção especial. Satisfaça as necessidades emocionais do seu filho.
Faça pedidos
Pedir é melhor do que dar ordens. Muitas vezes a criança muda de comportamento face a um pedido feito gentilmente.
Sugira comportamentos alternativos
Diga: "Escreve neste papel em vez de escreveres na parede. O papel foi feito para que escrevamos nele.” Quando os pais usam sugestões em vez de ordens, a criança considera que os pais são seus aliados para ajudá-la a modelar a sua conduta. Isso é muito importante.
Dê ordens
Mas somente quando for necessário, quando o pedido e a sugestão falharam; sobretudo se o comportamento da criança põe em risco o seu bem-estar. Por isso mesmo, uma ordem deve ser SEMPRE obedecida e os pais devem vigiar para se certificarem que foi cumprida. Devem também certificar-se de que a criança é capaz de a cumprir.
Use o castigo
Privar uma criança de algo de que gosta ou Ihe dá prazer, ou obrigá-la a algo que não gosta a fim de Ihe fazer sentir que o seu comportamento não será tolerado, é um recurso disciplinar importante e eficaz. Os castigos devem ser adequados à idade, em proporção com a gravidade da falta e, tanto quanto possível, em relação com ela. As crianças são muito sensíveis à justiça e à logica.
Saber perdoar
Quando uma criança se mostra sinceramente arrependida, a punição deixa de ter sentido, pois tem como objetivo isso mesmo, o arrependimento e a mudança. Quando perdoamos os erros aos nossos filhos, estamos a ensinar-lhes a perdoarem-se a si mesmos e a perdoarem aos outros, algo de que necessitarão ao Iongo da vida. É assim que Deus faz connosco, pobres seres humanos, tantas vezes aquém do que se esperaria de nós.