Lição 3 - Noites de Oração

O seu progresso nesta Lição:

A história de Jesus

Noites de Oração

LUCAS 6, ARC

v. 12 E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus.

v. 13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos.

A História à Lupa

Face a face Segundo o relato da Bíblia, os nossos primeiros pais, Adão e Eva, tinham, antes da sua desobediência e queda, o privilégio de ver, ouvir e falar com Deus face a face Génesis 3:8. Hoje, limitados pelo pecado, perdemos esse privilégio. Em alternativa, Deus revela-Se pela Natureza, pela Sua ação providencial e pela ação do Espírito Santo. Todavia, modificada pelo pecado, a Natureza revela realidades muito diferentes da perfeita Criação original de Deus. Além disso, é real a ação de um inimigo poderoso que tenta por todos os meios enganar-nos, fazendo contrafação às coisas de Deus. Assim, a nossa maior segurança está na revelação divina que nos chega por meio da Palavra escrita – a Bíblia. É através desta Sagrada Escritura que devemos aferir se qualquer forma de revelação vem ou não de Deus 1 João 4:1. Deus comunica-Se connosco pelas Sagradas Escrituras que inspirou, e nós podemos comunicar com Ele através da ORAÇÃO.

A História à Lupa

Lucas 4:6 Rezar ou Orar

Rezar e orar são expressões usadas muitas vezes como sendo sinónimas, mas há diferenças entre as palavras. Rezar deve ser compreendido como a repetição de uma oração. Em contrapartida, orar é a expressão, nas nossas próprias palavras, do que vai no interior do nosso coração, numa comunicação direta com Deus. Entre as duas realidades, a Bíblia valoriza a oração em detrimento da reza, e é por isso a referência que encontramos na Palavra de Deus 1 Samuel 1:9-18.

A História à Lupa

Lucas 4:6 Orar e Ajudar

A verdadeira oração não pode levar-nos à indiferença em relação aos outros e às suas necessidades. Se Deus encontrou no nosso coração sensibilidade para, por exemplo, orarmos pelos pobres, não devemos simplesmente entregá-los ao cuidado de Deus. Deus busca filhos e filhas sensíveis às necessidades, para que Ele possa usá-los como veículos de ajuda e bênção. Assim, a oração deve levar-nos à ação. Ao fazê-lo, cumpriremos a missão de Jesus de amar o nosso próximo como a nós mesmos Marcos 12:31.

A História à Lupa

Lucas4:6 Monte das Oliveiras

O Monte das Oliveiras, com as suas quatro colinas situadas a leste de Jerusalém, é hoje um monte considerado sagrado por Cristãos, Judeus e Muçulmanos. Ali tiveram lugar vários acontecimentos importantes na vida de Cristo, como a Sua ascensão, mas, se mais não fosse, aqui situa-se o Jardim do Getsémani, o lugar onde Jesus tantas vezes procurava o Pai Celestial em oração.

Curiosamente, sendo, no passado, um lugar coberto de vegetação e com muitas árvores, sobretudo oliveiras, o Monte das Oliveiras é hoje um local de rochas e poucas árvores. Ali se encontra o Cemitério Judaico do Monte das Oliveiras, considerado o maior em Jerusalém e o mais antigo Cemitério Judaico no mundo. Muitos Judeus têm o desejo de ali serem enterrados, pois, de acordo com a profecia de Zacarias 14:2-4, crêem ser este o palco dos acontecimentos finais. Ao serem enterrados aqui, desejam estar entre os primeiros a serem ressuscitados e a verem a chegada do rei Messias.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos, através de uma série de perguntas. Leia os textos bíblicos propostos para encontrar as respostas.

Mais do que uma história

Que hábito saudável e regular tinha Jesus?

Leia Lucas 6:12 e escolha a afirmação verdadeira de acordo com o texto bíblico.

Mais do que uma história

Qual era a razão suprema pela qual Jesus recorria à oração?

Leia João 17:22-23 e preencha os espaços.

“E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam , como somos . Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.”

Mais do que uma história

Pelo exemplo inspirador de Jesus, o que pediram os discípulos?

Leia Lucas 11:1 e preencha os espaços.

“E aconteceu que, estando ele a num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.”

Mais do que uma história

A quem unicamente Se dirigia Jesus em oração?

Leia João 14:16 e escolha a afirmação correta de acordo com o texto bíblico.

Mais do que uma história

De acordo com o ensino de Jesus, em nome de Quem devemos dirigir-nos em oração ao Pai?

Leia João 16:23 e escolha a afirmação verdadeira de acordo com o texto bíblico.

Mais do que uma história

Na busca desta comunhão, ou de qualquer outra necessidade, o que precisamos de fazer?

Leia Mateus 7:7 e preencha os espaços.

, e dar-se-vos-á; e encontrareis; , e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede ; e o que busca ; e, ao que bate, se .”

Mais do que uma história

Como devemos então orar a Deus?

Leia Tiago 1:5-7 e complete os espaços.

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com , não ; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.”

Mais do que uma história

Com que regularidade podemos ou devemos buscar Deus?

Leia 1 Tessalonicenses 5:17 e assinale a resposta verdadeira de acordo com o texto bíblico.

A história na minha vida

Pela oração podemos confessar os nossos pecados e alcançar perdão Salmo 51:1-7; podemos adorar Salmos 95:6-7; demonstrar gratidão 1 Timóteo 2:1; fazer as nossas petições pessoais 2 Coríntios 12:8; e interceder junto de Deus em favor de outros Romanos 10:1. Com fé Hebreus 11:6, na graça de Deus Tiago 5:16 e de acordo com a Sua vontade 1 João 5:14-15, podemos receber e ser uma bênção para outros.

A história na minha vida

O que pode impedir que Deus atenda às nossas orações?

Leia Provérbios 28:9 e Isaías 59:1-2 e preencha os espaços.

“O que desvia os seus ouvidos de ouvir a , até a sua oração será .”
“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos encobrem o seu rosto de vós, para que vos não .”

A história na minha vida

Através de que meio podemos também estar em oração e comunhão com Deus?

Leia Salmos 147:1 e preencha os espaços.

ao SENHOR, porque é bom louvores ao nosso Deus; isto é agradável; decoroso é o louvor.”

A história na minha vida

Que ajuda preciosa temos nós na prática da oração?

Leia Romanos 8:26 e escolha a afirmação verdadeira de acordo com o texto bíblico.

A história na minha vida

Quando oramos, que atitude e que lugar devemos adotar para o tempo de maior intimidade com Deus?

Leia Mateus 6:5-6 e preencha os espaços.

“E, quando orares, não sejas como os , pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua , ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.”

A história na minha vida

Nesta Terra, é-nos muitas vezes negada a oportunidade de nos dirigirmos a alguém importante, mesmo se temos razões justas para isso. Não é assim com Deus. Para falarmos com o Criador do Universo, não há um plafond ou uma data limite, nos quais esse privilégio nos seja retirado ou limitado. Deus nunca estará indisposto 1 Tessalonicenses 5:17. Nunca dirá que o assunto O aborrece. Ao nos dirigirmos a Ele pela manhã, não Se indignará com o nosso cabelo ainda despenteado. Não ficará escandalizado pela nossa roupa, nem pela falta de solenidade do lugar 1 Timóteo 2:8. À noite, não dirá que está cansado. O assunto, seja ele qual for, mesmo se tabu aos olhos dos homens, não o será para Ele. Ainda que visto como polémico, pecaminoso, ou mesmo banal, se levado à Sua presença com sinceridade (Salmos 17:1), será sempre um excelente motivo para O buscarmos. No fim, descobriremos que, ao contrário do que acontece com frequência com os homens, o Senhor nunca abusará da nossa confiança, expondo a nossa vida a terceiros. Nunca Se enganará no sentido das nossas palavras, mesmo que não usemos as mais indicadas. Nunca dirá que não podemos falar deste ou daquele assunto porque não tem interesse neles. E, se estivermos dispostos a ouvi-l'O e a perceber qual é a Sua vontade, o Seu conselho será sempre excelente, ainda que contrário à nossa opinião. E mesmo que, teimosamente, resistamos à Sua vontade, Ele não nos renegará. Tudo isto nos é possível por meio da oração. Jesus compreendeu o privilégio, a força e a importância vital de manter a ligação ao Pai. Que razões teríamos para fazer de outra forma?

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

A oração é uma das armas mais poderosas à nossa disposição, porque nos permite comunicar a qualquer momento e em qualquer situação com o Rei do Universo!

Avançar