Lição 17 - Fidelidade Cristã

O seu progresso nesta Lição:

Quando Deus criou a Terra, revestiu‑a de grande beleza. Encheu‑a de coisas úteis ao homem, a quem pôs como Seu representante. Assim, o homem foi constituído mordomo do seu Criador. Adão e Eva foram colocados no nosso planeta como administradores dos bens de Deus. Isto é verdade também quanto a nós, seus descendentes. Deus deu ao homem quatro tesouros para cuidar e espera que sejamos fiéis ao administrar estas bênçãos divinas.

Já a seguir vamos descobrir quais são estes quatro tesouros.

1º Tesouro

O Corpo - É um tesouro valioso. As leis que governam o nosso organismo físico, foram escritas por Deus sobre cada nervo, músculo ou fibra do corpo. Cada violação descuidada ou negligente dessas leis constitui um pecado contra o nosso Criador.

2º Tesouro

O Tempo - “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.” Êxodo 20:9. Para isso temos 24 horas diárias. Mas Deus reservou um dia exclusivo para os interesses do Seu Reino. Um dia especial para termos comunhão com Ele por meio da adoração.

3º Tesouro

Os Dons - Os talentos, as capacidades e os dons que Deus nos concede devem ser desenvolvidos para Sua honra e para nossa de felicidade.

4º Tesouro

Bens - Os bens materiais procedem de Deus e devem ser usados de forma sábia, justa e inspirada. Deus estabeleceu o sistema de dízimos e de ofertas para, por meio deles, mostrarmos a nossa fidelidade e gratidão ao Criador.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos para descobrir mais sobre estes tesouros e a forma como Deus espera que os administremos.

A quem pertencem todas as coisas? Leia Salmos 24:1 e Ageu 2:8.

Assinale a(s) resposta(s) que estão de acordo com o texto bíblico

Quem nos dá forca para adquirir bens? Leia Deuteronómio 8:17-18.

A minha força e a fortaleza de meu braço me adquiriram este poder

Compare a afirmação que se segue com o texto bíblico. É verdadeira ou falsa?

Porque devemos cuidar do nosso corpo? Leia 1 Coríntios 6:19-20.

Coloque as palavras que faltam, de acordo com o texto bíblico

"Ou não sabeis que o nosso corpo é o , que em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes ; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Como deve ser administrado o tempo? Leia Êxodo 20:9-10.

Escolha a opção que preenche os espaços, de acordo com o texto

“Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas ; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.”

Chegamos ao mundo com alguma coisa? Leia 1 Timóteo 6:7-10.

Coloque as palavras que faltam, de acordo com o texto bíblico

“Porque para este mundo e manifesto é que . Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos ,. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”

Onde devemos entregar o dízimo? Leia Malaquias 3:8-10.

Assinale apenas a(s) resposta(s) que estão de acordo com o texto bíblico

O que deve motivar a nossa fidelidade? Leia 1 João 4:19.

Assinale apenas a(s) resposta(s) que estão de acordo com o texto bíblico

Em que é utilizado o dízimo? Leia 1 Coríntios 9:14.

A casa de Deus não pode ser uma casa de ladrões Mateus 21:13, nem um meio de enriquecimento. Contudo, aqueles que têm como profissão anunciar o evangelho, vivam do evangelho.

Compare a afirmação que se segue com o texto bíblico. É verdadeira ou falsa?

Pense nisto

Deus quer restaurar no homem a imagem e o caráter que ele teve no Éden. Ele quer andar, viver e administrar a vida ao lado do ser humano; e quer ajudar o homem a entender que sem Ele não há esperança. O dízimo é uma expressão de dependência do Pai. Quando devolvemos o dízimo reconhecemos que Ele é soberano na nossa vida. O amor de Cristo motiva‑nos a sermos fiéis em tudo. A fidelidade no fazer o que Jesus ordena é uma condição de prosperidade nesta vida terrena e é o passaporte para a Vida Eterna.

A Bíblia não é um livro teórico, mas um livro que nos convida a refletir, a agir e a tomar decisões que podem transformar a nossa vida. Tome uma decisão hoje.

A minha decisão

Reconheço que Deus é o dono de tudo e quero ser um mordomo fiel, obedecendo a Deus em tudo e devolvendo a parte que Lhe pertence: o Sábado e o dízimo. Também quero dedicar‑Lhe os meus dons e o meu corpo.

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

Deus deu-nos quatro grandes “tesouros” sobre os quais temos a responsabilidade de guardar e cuidar. Descubra nesta lição quais são e o que pode fazer segundo a Bíblia para assegurar uma vida mais equilibrada e feliz.

Avançar